Inês Mendes : Dos sinais às calçadas

Introduz-se um conjunto de 50 fotografias: é possível pensar que foram capturadas na mesma semana, na mesma cidade. Nota-se que o olho deambula no espaço público, reparando no indivíduo coletivo da classe trabalhadora nos seus atos rotineiros. As fotos são projetadas numa lona que está apoiada numa estrutura em ferro azul, contrastando com as peças decorativas tradicionais de portões. Ao longo da estrutura é possível observar vários objetos reconhecíveis, uma ideia de uma janela, até ao um vaso cerâmico que contém uma mão de fátima.

Constrói-se então, com todos este elementos, uma instalação escultórica que convida a refletir sobre o espaço público , quem nele habita e quem foi capturado no meio das calçadas.

Biografia

Inês Mendes, nascida em Felgueiras no 2000, reside atualmente no Porto. Em 2017 obteve o 7º grau de Violino pelo Conservatório de Música de Felgueiras. Formada em Multimédia pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em 2022, é uma artista  multidisciplinar, desenvolvendo trabalhos audiovisuais, de instalação e escultura. Realizou residências artísticas em Portugal, França e na Suíça. Selecionada ao Prémio Árvore das Virtudes em 2022, já expôs na França, Suíça, Holanda e Portugal.

Traz-nos uma peça plástica.

https://inesmendes.com/contact

Registos da Obra